Centro - Praça XV
Ilha Fiscal
Endereço: Av. Alfredo Agache, s/n, Praça XV

Não informado
Não informado

Ilha Fiscal

O castelo da Ilha foi projetado pelo engenheiro Adopho José Del Vecchio para o Ministério da Fazenda que pretendia ter ali um posto aduaneiro. O projeto foi agraciado com a Medalha de Ouro na exposição da Escola Imperial de Belas Artes e foi elogiado pelo Imperador “como um delicado estojo, digno de uma brilhante jóia”, referindo-se a sua privilegiada localização e a beleza da Baía da Guanabara. 

O castelo foi inaugurado no início de 1889 pelo imperador. Mas, alguns anos depois, com a revolta da Armada em 1893 a ilha ficou bastante danificada e acabou mudando de mãos, dexou de ser posse do Ministério Público para ser doada para o Ministério da Marinha, numa troca efetuada em 1913.

Em 2001 o espaço passou por intensos trabalhos de restauração. A partir das obras foi recuperado o esplendor das pinturas decorativas do teto, das paredes e do piso de parquê do torreão. Também a parte externa do edifício voltou a exibir sua cor original. 

Atualmente, o castelo é aberto ao público de quinta à domingo, quando tours guiados permitem explorar cada canto da construção, uma das preferidas de D. Pedro II. Entre os atrativos, os salões que abrigam exposições temporárias e permanentes que revelam a história da Ilha e da Marinha, a coleção de vitrais e os trabalhos em cantaria - colunas, arcos, florões e símbolos imperiais.

Tem área para fumantes
Não Tem ar condicionado
Não Tem acesso para cadeirante
Não Tem internet sem fio
Não Tem estacionamento
Capacidade não informada
http://www.mar.mil.br/dphdm/ilha/ilha.htm
Versão Clássica - TodoRio.com © 2014