E-mail
 
You are here:Rio de Janeiro > Zona Sul > Copacabana
Event
Tuesday, 04/02/2014
Terça de Graça | Zé Paulo Becker
Tuesday | 04/02/2014 | 19:30
Espaço Libertas : Rua Francisco Sá 51 - Copacabana, Copacabana
Free
Zé Paulo Becker

É formado pela Uni-Rio e mestre em violão pela UFRJ, com tese sobre o acompanhamento do violão no choro. Iniciou carreira como violonista erudito se apresentando nas principais cidades brasileiras, sendo premiado em diversos concursos de violão erudito. Vale destacar o primeiro lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (1990), e a terceira colocação no prestigiado Concurso Internacional Villa-Lobos – 1992 (este último disputado com violonistas de todo o mundo). Como solista apresentou-se em países como Inglaterra, França, Itália, África do Sul, Moçambique, Malásia, Cingapura e Indonésia. Em 1994, Zé Paulo enveredou para MPB. Apresentou-se com artistas comoIvone L Zé Renato, Elza Soares, Armandinho, Marco Pereira, Francis Hime, Wagner Tiso, Elton Medeiros, Dona Ivone Lara, Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Rosa Passos, Henrique Cazes, Déo Rian, Maurício Carrilho, Marcos Ariel, Yamandú Costa, Lendro Braga, entre outros grandes nomes da música popular brasileira. Zé Paulo também integra o prestigiado grupo de choro Trio Madeira Brasil.

Como solista de violão, Zé Paulo gravou seu primeiro cd, Lendas Brasileiras, com 12 arranjos para violão de temas populares brasileiros. Participou do CD Um século de Violão Brasileiro, ao lado de violonistas como Marco Pereira, Raphael Rabello, Paulo Belinati, Irmãos Assad e Yamandú Costa.

Em 2003 lançou seu segundo CD Sob o Redentor, inteiramente autoral e com diversas participações, entre elas Leila Pinheiro, Elza Soares, Dominguinhos, Zé Renato e Yamandu Costa. No mesmo CD gravou duas parcerias com Aldir Blanc. Ainda em 2003 apresentou seu trabalho em Veneza, ministrando conjuntamente um Workshop sobre violão brasileiro. Em 2004 lançou seus dois cds na Europa pelo selo Luz Azul, fazendo turnê pela França.

Nesse mesmo ano, Zé Paulo apresentou-se com o Trio Madeira Brasil no Rock in Rio-Lisboa, na França e na Itália. Em setembro de 2004 participou do Festival Entre Cuerdas no Chile. Em 2005 realizou turnê com seu trabalho solo em Portugal, França, Suíça e Itália e participou da homenagem a Baden Powel no Prêmio Tim realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tocando ao lado de nomes como João Bosco, Hélio Delmiro e Marco Pereira.

Com o cantor Ney Matogrosso participou do quarteto de violões que o acompanhou no CD e na turnê “Canto em Qualquer Canto”. Seu novo CD, Um Violão na Roda de Choro, distribuído pelo selo Biscoito Fino - foi eleito um dos melhores do ano (2006) pela votação do Jornal do Brasil (RJ). Este CD apresenta quatorze choros inéditos de sua autoria. Juntamente com o CD, lançou o álbum de partituras Pra Tocar na Roda- com 17 músicas suas.

Em 2006 realizou turnê pela África, convidado pela embaixada do Brasil. Em 2007, também convidado pelo Itamaraty, realizou turnê pela Ásia apresentando-se na Indonésia, Malásia e Cingapura. Atualmente Zé Paulo Becker mostra seu trabalho todas às segundas no ponto de referência da renovação do bairro da Lapa (RJ), a Comuna do Semente, contando com participações ilustres como Yamandú Costa, Gabriel Grossi, Arismar do Espírito Santo, Nicolas Krassik e Carlos Malta.

Location of Event
You might also be interested in
Comments
Click here to login and comment.
TodoRio.com © 2014 . Terms of use . Privacy policy . Notifications