E-mail
 
You are here:Rio de Janeiro > Centro > Praça Onze
Event
Sunday, 24/11/2013
Rio Parada Funk 2013
Sunday | 24/11/2013 | 12:00
Praça da Apoteose: Rua Marquês de Sapucaí, s/n, Praça Onze
Free
A história do funk, que há mais de três décadas cria sucessos estrondosos, será celebrada no dia 24 de novembro, das 12h às 22h, na RIO PARADA FUNK (RPF).

E para abranger toda a saga do universo do funk carioca, doze palcos serão montados ao longo da Apoteose. Serão mais de 100 atrações, entre MCs, DJs, dançarinos, equipes de som e VJs. Fernanda Abreu, Mr. Catra, MC Marcinho, DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco, MC Sabrina, Coringa e muitos outros já confirmaram presença nesta edição. Centenas de dançarinos comandarão do palco principal a maior coreografia de Funk já realizada. Toda essa estrutura é para englobar o gênero desde os anos setenta, quando surgiram os bailes blacks e as primeiras equipes de som, até os dias atuais.

Rio Parada Funk é um projeto que consagra de vez o funk como cultura popular carioca, mobilizando a massa funkeira em um grande encontro, mostrando que o batidão é um poderoso e eficiente agente conscientizador junto à sociedade, que pode gerar uma juventude solidária e cidadã. Seus idealizadores têm a certeza que o funk carioca é um gênero tão contestador, diversificado, divertido e influente como qualquer outro gênero musical e em suas fileiras estão alguns dos artistas mais vendidos e requisitados para shows dos últimos tempos.

O projeto, que recebeu cerca de 160 mil pessoas em suas edições anteriores, reunirá o mapa completo dos artistas do cenário funk, que se tornou um poderoso mercado em expansão, responsável por gerar atualmente cerca de 10 milhões anuais para a cidade (segundo pesquisa recente da FGV). Artistas como Mr. Catra, Anitta, DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco e MC Marcinho ganham cada vez mais projeção na mídia nacional e internacional, com destaque para a realização de shows na Europa e primeiro lugar nas rádios estrangeiras.

E a festa não é só de música. Na 2ª Conferência Funk, serão abordados os temas “Funk: Cultura Urbana Popular” e “Rio, Cidade do Funk”, em ações sociais / esportivas preparatórias para o evento, realizadas em comunidades pacificadas. Além de ser um ritmo em constante mutação, o funk carioca hoje é um movimento que gera milhares de empregos diretos e indiretos, assim como é um meio de jovens oriundos de comunidades mais carentes fugirem da marginalidade, galgando novos rumos de prosperidade e satisfação profissional.

Confira como a trajetória do funk estará representada entre os doze palcos da terceira edição da Rio Parada Funk na Apoteose:

Palco 1 - Chapéu Mangueira: baile mais charmoso da Zona Sul, que levou praticamente todos os jovens da década de 90 a subirem a famosa ladeira Ary Barroso para curtir o baile de equipes como DUDA’S, na tradicional quadra Guerreiros do Leme.

Palco 2 – Outro lado da poça: o som do grave das grandes equipes de som ecoou em todo o Estado do Rio de Janeiro e consagrou equipes como Pipo’s e CashBox.

Palco 3 – Baile da Baixada: conhecida pelos grandes bailes de clube, a baixada marcou uma época. Até hoje o público se emociona ao relembrar dos grandes festivais da região.

Palco 4 – Emoções da Rocinha: a maior favela da América Latina foi internacionalizada por cantores como MC Galo, que pediu a paz e imortalizou para sempre a Rocinha na historia do funk.

Palco 5 – Favela tem Conceito: berço da inesgotável criatividade cultural carioca, a Favela é a raiz do Funk e do Samba.

Palco 6: Clube Balanço e Funk Nacional: todos os dias, às 20h, os funkeiros sintonizavam na Radio Imprensa (102.1) para ouvir o programa Clube do Balanço, com as equipes Kiko’s Disco Funk, Estudio 58, Curtisom Rio e Espiao Shock de Monstro. Hoje, o Funk Nacional exerce este importante papel na Radio Nacional AM.

Palco 07 – Clima dos Bailes: Luis Carlos Nascimento, dono de uma voz marcante, apresentava os grandes clássicos no programa Clima dos Bailes , que marcou uma geração, na extinta Radio Imprensa FM.

Palco 08 – Encontro das Galeras: toca de ouro das montagens, onde djs sampleavam ao vivo e MCs criavam pequenos versos, agitando o galerão.

Palco 09 – Cláudio Rodrigues Mattos (MC Claudinho): um dos maiores MCs de Funk, MC Claudinho - ao lado de Buchecha, cantou e fez todos dançarem o break voador, ao som do inesquecível “ tchugutchugutchacuntchun “ (“Quero te encontrar”).

Palco 10 – Cidinho Cambalhota, Ademir Lemos, Mr. Funky Santos, Luizinho Disck Jockey Soul: os pioneiros do movimento Funk são os homenageados do palco 10, que relembra os grandes sucessos da historia dos funkeiros: Cidinho Cambalhota: apresentador do primeiro programa de funk da TV brasileira, “ som na caixa”; Ademir Lemos: notório artista do Funk, com clássicos imortais como “Rap da rapa”; Mr. Funk Santos: Um dos primeiros DJs de funk brasileiro; Luizinho Disk Jockey Soul: um dos primeiros djs brancos a tocar musica black, nos anos 70, quando lançou o vinil “O som dos Blacks”.

Palco 11 – Tamborzão: representa a nova era do Funk que “cariocou” o movimento, com Mr. Catra e os bondes, criando trilhas sonoras para os dançarinos do atual Passinho.

Palco 12 – Funk Mundial: Apavoramento Sound System: o funk dominou o mundo. Djs de diferentes estilos incorporaram as batidas em seus sets, renovando e internacionalizando o Funk.
Acompanhe pelos canais:

Página Oficial > www.facebook.com/rioparadafunk
Instagram > rioparadafunk

Social Agenda
500 people confirmed

51%

49%
Discover which of your friends are going to this event
Meanwhile on facebook
See the event on facebook
Location of Event
You might also be interested in
Tuesday, 29/07/2014
 
22:00 - Catete - Casarão Ameno Resedá
Ginga Tropical
Wednesday, 30/07/2014
 
22:00 - Catete - Casarão Ameno Resedá
Ginga Tropical
Sunday, 03/08/2014
 
22:00 - Catete - Casarão Ameno Resedá
Ginga Tropical
TodoRio.com © 2014 . Terms of use . Privacy policy . Notifications